As Pessoas Que Cometem Suicídio Vão Para o Céu?
No mês passado nos Estados Unidos, um jovem pastor de sucesso, Andrew Stoecklein, pôs fim a sua vida aos 30 anos depois de sofrer meses de depressão. Ele deixou para trás uma esposa enlutada, três filhos pequenos e uma congregação frustrada em Chino na Califórnia.

Poucos dias antes de seu suicídio, Stoecklein pregou um sermão na Inland Hills Church sobre a realidade da depressão entre os cristãos. Ele usou a vida do profeta Elias para ilustrar que até os gigantes espirituais lutam com o problema mental e emocional.

Stoecklein disse em sua mensagem de 12 de agosto que "vemos a doença mental em exibição" quando Elias se escondeu em uma caverna e orou para que Deus tirasse sua vida. "Elias, aponta a dor", disse o jovem pastor. "Ele reconhece que está cheio de ansiedade, depressão e pensamentos suicidas. Agora isso é algo sobre o qual não gostamos muito de falar, não é? Especialmente a igreja".

Stoecklein identificou-se com a fraqueza de Elias mais do que ninguém imaginava. Ele sofreu ataques de pânico incapacitantes depois que seu pai morreu de câncer, e os líderes de sua igreja insistiram que ele tirasse uma licença sabática por causa de sua depressão e ansiedade. No entanto, ninguém, incluindo sua esposa, Kayla, tinha qualquer sinal de que ele iria cometer suicídio.

O que é irônico é que o funeral de Stoecklein foi realizado apenas dois dias antes do Dia Nacional de Prevenção do Suicídio - que foi instituído para aumentar a conscientização sobre a doença mental nos Estados Unidos.

O aspecto mais triste dessa tragédia é como alguns cristãos veem o suicídio. Como não falamos disso o suficiente, a igreja muitas vezes fica em silêncio quando isso acontece - ou damos conselhos realmente ruins àqueles afetados por ele.

A verdade é que o suicídio é discutido na Bíblia. Saul caiu intencionalmente em sua própria espada, Sansão puxou o templo para baixo sobre si mesmo, Aitofel se estrangulou e Judas se enforcou. E o apóstolo Paulo disse aos coríntios que suas provações eram tão difíceis que "até da vida desesperamos" (2 Coríntios 1:8c).

Aqui estão três princípios claros que devemos ensinar ao examinarmos este tópico negligenciado:

1. Suicídio não é o pecado imperdoável.

Eu tenho estado em volta de cristãos legalistas que insistem que uma pessoa que se mata automaticamente vai para o inferno. Eles baseiam essa crença em uma interpretação estreita de 1 Coríntios 3:16-17 que diz: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá".

Se você se aprofunda nessa passagem, e olha para o quinto e o sexto capítulos, verá que Paulo não está falando sobre suicídio. Ele faz esses comentários sobre "destruir o templo de Deus" ao instruir a igreja de Corinto sobre como lidar com uma pessoa imoral e impenitente. No capítulo 6, ele lembra à igreja que nossos corpos são templos do Espírito Santo e que não devem ser corrompidos por comportamento imoral.

Outros tentaram definir o suicídio como um pecado "imperdoável". Eles dizem isso porque uma pessoa que se mata não pode se arrepender depois. Mas Jesus estava claro que há realmente apenas um pecado imperdoável - e essa é a rejeição total de Cristo como Salvador, blasfemando contra o Espírito Santo (ver Lucas 12:10).

Porque a misericórdia e a graça de Deus são tão grandes, até o pecado do suicídio pode ser perdoado. O poder redentor do sangue de Cristo é tão vasto que pode cobrir não apenas os pecados passados ​​e presentes, mas os futuros pecados também. Romanos 8:38-39 diz claramente: "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor"

2. Você não pode levar a culpa pelo suicídio de outra pessoa.

Tantas perguntas seguem um suicídio - especialmente entre os membros da família e amigos mais próximos da vítima. Por que não vemos isso chegando? Poderíamos ter feito alguma coisa para impedir isso? É nossa culpa? Essas perguntas são normais - mas a resposta é não. Você não pode se culpar pela decisão de alguém de acabar com a própria vida.

Nós vivemos em um mundo caído. Até que Jesus volte em triunfo final sobre a sepultura, ainda teremos que lidar com a angústia mental, a depressão crônica, os distúrbios de ansiedade, os ataques de pânico e uma miríade de outras lutas. Embora o Espírito Santo certamente possa nos dar o poder de superar esses desafios, não conheceremos total liberdade até chegarmos ao outro lado da eternidade. E se alguém que amamos comete suicídio, o Espírito Santo nos dará o conforto sobrenatural de que precisamos para lidar com a dor e o desapontamento.

3. A igreja deve ser um lugar seguro para pessoas com doenças mentais.

Nunca devemos fazer um crente se sentir "menos que um cristão" só porque eles lutam com um trauma emocional ou uma doença mental. Muitos crentes têm medo de pedir ajuda porque disseram que a depressão revela uma "falta de fé". Então eles sofrem silenciosamente. Então, se eles escorregarem e se matarem, todos ficarão surpresos.

A esposa do pastor Andrew Stoeklein, Kayla, deu alguns conselhos sólidos quando falou em seu funeral na semana passada. "Se você está com problemas, diga a alguém", disse ela. "O inimigo quer que você se sinta isolado, sem amor e sem valor. Estou aqui para lhe dizer que você é amado e valorizado mais do que você jamais possa imaginar".

Se você está deprimido, lutando com um transtorno de ansiedade ou pensando em autoagressão, a melhor coisa a fazer é procurar ajuda imediatamente. Não jogue fora sua vida. Não ouça as mentiras de Satanás. Deus tem uma saída para você sair do desespero, mas você não pode encontrá-la sozinho.

Abra seu coração, seja honesto, busque amigos maduros e converse com um pastor ou conselheiro. Corra para os braços do seu Pai Celestial e descubra Sua cura.