A fé Vem Pelo Ouvir a Palavra de Deus: O Que a Bíblia Diz Sobre a Fé

A fé Vem Pelo Ouvir a Palavra de Deus: O Que a Bíblia Diz Sobre a Fé
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê”. Hebreus 11:1-3

A Bíblia diz muito claramente sobre a fé de que é uma realidade, algo que dá "substância" às coisas antes que elas se tornem visíveis ao olho natural. 2 Coríntios 5:7 declara que nós andamos pela fé, não pela vista. Quando somos "nascidos de novo", recebemos olhos espirituais para ver as coisas e entender as coisas que de outra forma não poderíamos discernir sem o Espírito Santo.

Quando somos submetidos ao Senhor, Ele começa a nos guiar e guiar pelo Seu Espírito; nós O seguimos com fé, sabendo que Ele não nos desapontará ou nos desencaminhará. Precisamos aprender a obedecê-lo mesmo quando não vemos ou entendemos como ele está guiando. No processo, começamos a aprender o que a Bíblia diz sobre a fé.

A Palavra de Deus afirma que "tudo o que não é de fé é pecado" (Romanos 14:23b). Algumas pessoas se referem à expressão “fé cega”, mas nossa fé não é uma fé cega; é fé em uma pessoa muito real, Jesus Cristo. Nós éramos cegos antes de nossos olhos serem abertos ao Seu amor e perdão, mas agora nós O vemos e uma nova vida e mundo nos pertencem.

O Aumento da Nossa Fé

Romanos 12:3b diz: “Deus deu a cada um a medida da fé”. Devemos então permitir que o Espírito Santo se mova em nossas vidas para que nossa fé cresça nEle. Para que a fé cresça e que Deus honre a nossa fé, há vários princípios que devemos seguir na Palavra de Deus, uma vez que somente a fé não pode produzir nossas respostas de oração.

Romanos 10:17 diz: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”. Devemos conhecer a Palavra de Deus para aumentar nossa fé. Muitas vezes, pegamos apenas uma parte da Sua Palavra, citamos e esperamos respostas, quando precisamos aprender outras porções que funcionam junto com a porção que estamos citando. Um exemplo seria se orássemos uma oração de fé, mas não obedeçamos a Deus, nossa fé seria em vão.

Vejamos Hebreus 11:4 para um exemplo disso: “Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala”. Por que Deus estava satisfeito com Abel e não com Caim? O coração de Caim não estava certo diante de Deus, assim suas obras eram más, portanto sua oferta foi rejeitada. “não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas” (1 João 3:12). Hoje, muitas pessoas estão fazendo a mesma coisa, ainda esperando que Deus honre sua fé.

Deus quer que você e eu sejamos homens e mulheres fiéis, para que possamos ter sucesso em tudo o que fazemos. Josué 1:8 diz: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

Hebreus 11:6 diz: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Podemos ver por este versículo que não podemos agradar a Deus a menos que andemos pela fé. O dicionário define fé como (1) crença inquestionável, especialmente em Deus, (2) total confiança e (3) lealdade.

Seguindo na fé, confiamos em Deus com nossas vidas

Ao olhar para essas definições, podemos fazer algumas perguntas e ver se realmente estamos confiando em Deus com nossas vidas.

Pergunta número um: Será que nós rebeldemente questionamos o que Deus está fazendo em nossas vidas? Perguntamos a Deus questões como: “Senhor, quando você vai fazer isso em minha vida? Por quanto tempo mais terei que esperar pela minha resposta? Por que você não respondeu minhas orações, Deus? ”Todas essas perguntas, se feitas de forma rebelde, são exatamente o oposto da fé, pois produzem dúvidas e questionam o que Deus está fazendo em nossas vidas. Além disso, estamos nos referindo às pessoas que fizeram um compromisso total com Deus e estão tentando andar em Sua vontade. Se não nos rendemos a Deus, há coisas que nos acontecem que não são culpa Dele, porque estamos no território do diabo. O Senhor não se importa que façamos qualquer pergunta, desde que lhe façamos uma atitude submissa e não questione a bondade Dele.

Pergunta número dois: Confiamos completamente em Deus e confiamos nEle na medida em que, quando não vemos nossa resposta imediatamente, esperamos pacientemente em vez de tomar o assunto em nossas próprias mãos e fazê-lo do nosso jeito? Temos confiança no Senhor de que Ele tem tudo sob controle, ou nos preocupamos e nos angustiamos e deixamos a ansiedade nos roubar nossos dias? Se confiássemos Nele, acreditaríamos em Sua Palavra e não duvidaríamos de Suas promessas.

Pergunta número três: e quanto à lealdade? Somos leais a ele? Nós agimos às vezes como se Deus fosse contra nós e não por nós. Por exemplo, quando oramos e pedimos a Deus uma resposta às nossas orações, mas ainda não recebemos essa resposta, começamos a ouvir o diabo enquanto ele sussurra essas palavras para nós: “Deus não respondeu às suas orações; Ele não se importa com você. Você sabe que Deus tem todo o poder no céu e na terra, então por que ele não responde às suas orações?” Ao invés de sermos leais e defendermos o Pai, acabamos concordando muitas vezes com o diabo, voltando-se para Deus e dizendo: “Sim, Deus, por que não respondeu minhas orações?” Nossa devoção ao Senhor deve ser a de defender o Pai celestial com uma declaração ao inimigo assim: “Satanás, não sei por que Deus não respondeu minhas orações. ainda sim, mas sei de uma coisa; Ele me ama e minhas respostas estão a caminho. Se alguém está atrapalhando minhas respostas, você não é meu precioso pai”.

A verdadeira fé tem todas as qualidades acima de total confiança em Deus e total confiança e lealdade inquestionável. Nós realmente temos fé em Deus? Ao discutir a fé, precisamos salientar que não é a quantidade de fé que realizará a superação em nossas vidas, mas sim a qualidade. “Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:20). Não é a quantidade de fé que temos, mas em quem nossa fé está centrada. Jesus é fé.

Se sentimos que não temos fé suficiente para remover nossa “montanha de dificuldades”, podemos sempre pedir ao Senhor o “dom da fé”. Esse dom é uma das provisões para aqueles que são batizados com o Espírito Santo (1 Coríntios 12:9). O Senhor não nos deixou sem as ferramentas para superar nossa falta de fé. Podemos simplesmente pedir a Deus que nos dê o dom da fé de que precisamos para qualquer problema que possamos ter. Como somos fiéis ao exercício de nossa “medida de fé” que foi dada a cada um de nós, nossa fé crescerá. Então podemos crer em Deus para coisas maiores mesmo sem o dom da fé. Entretanto, se precisarmos do dom, podemos pedir e o Senhor suprirá se nossos corações estiverem certos.

A fé não é apenas um dom, mas também o fruto do Espírito Santo, mais uma parte da nossa armadura cristã; então vemos a importância disso em nossa caminhada cristã (Gálatas 5:22). Que se fale de como eram os cristãos em Tessalônica: “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais” (2 Tessalonicenses 1:3-4). A fé nos levará a todas as provações e tribulações. A fé não é tão difícil assim. Deus facilitou. Em essência, a fé é apenas dar mais um passo com Jesus; é acreditar em Deus por mais uma hora, e porque não desistimos de Deus, Ele vem com nossas respostas quando confiamos nEle.
A fé Vem Pelo Ouvir a Palavra de Deus: O Que a Bíblia Diz Sobre a Fé A fé Vem Pelo Ouvir a Palavra de Deus: O Que a Bíblia Diz Sobre a Fé Reviewed by Aldenir Araujo on 9/14/2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.