Adquirindo a Verdadeira Sabedoria
"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples" (Salmo 19:7).

A Palavra de Deus transmite sabedoria e conhecimento além do domínio da mera compreensão humana.

A caracterização que Davi faz da Palavra de Deus como "o testemunho do Senhor" (Salmo 19:7) fala de seu papel como testemunho de Deus de quem Ele é e do que Ele requer de nós. Além disso, é uma testemunha "fiel". Isso significa que é inabalável, imóvel, inconfundível, confiável e confiável.

Pedro abordou o mesmo ponto quando, depois de relatar sua incrível experiência com Cristo no Monte da Transfiguração (2 Pedro 1:16-19), ele disse: "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos" (v. 19). O testemunho da Palavra escrita de Deus é uma confirmação mais segura e mais convincente da verdade de Deus do que as experiências apostólicas com o próprio Cristo!

Talvez seja por isso que nosso Senhor impediu os dois discípulos na estrada de Emaús de reconhecê-lo quando ele lhes deu uma base bíblica para as coisas que tinham visto e ouvido (Lucas 24:27). Sua fé e pregação deveriam basear-se nas Escrituras, não apenas em suas próprias experiências pessoais - não importa quão profundas ou comoventes essas experiências possam ter sido.

O benefício da Palavra segura de Deus é que ela transforma o simples em sábio (Salmo 19:7). Ela pega pessoas sem discernimento, ignorantes e crédulas e ensina-lhes a verdade profunda de Deus que podem aplicar em suas vidas. Quando o fazem, tornam-se hábeis na arte de viver piedosamente.

Essa foi a alegria do salmista quando escreveu: "O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos" (Salmo 119:98-100).

Aplicando esse princípio aos crentes do Novo Testamento, Paulo orou para que nós fôssemos "cheios do pleno conhecimento da sua vontade [de Deus] em toda a sabedoria e entendimento espiritual" (Colossenses 1:9). Quando isso ocorre, somos capacitados a andar de maneira digna do Senhor e agradá-Lo em todos os aspectos (v. 10). Esse é o resultado da sabedoria divina e a chave para a vida santa.

Ore para que a sabedoria de Deus aumente e seja abundante em sua vida hoje e todos os dias.

Leia Lucas 24: 13-35, observando como Jesus ministrou a Palavra aos discípulos na Estrada de Emaús.