Adquirindo a Verdadeira Sabedoria
"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples" (Salmo 19:7).

A Palavra de Deus transmite sabedoria e conhecimento além do domínio da mera compreensão humana.

A caracterização que Davi faz da Palavra de Deus como "o testemunho do Senhor" (Salmo 19:7) fala de seu papel como testemunho de Deus de quem Ele é e do que Ele requer de nós. Além disso, é uma testemunha "fiel". Isso significa que é inabalável, imóvel, inconfundível, confiável e confiável.

Pedro abordou o mesmo ponto quando, depois de relatar sua incrível experiência com Cristo no Monte da Transfiguração (2 Pedro 1:16-19), ele disse: "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos" (v. 19). O testemunho da Palavra escrita de Deus é uma confirmação mais segura e mais convincente da verdade de Deus do que as experiências apostólicas com o próprio Cristo!

Talvez seja por isso que nosso Senhor impediu os dois discípulos na estrada de Emaús de reconhecê-lo quando ele lhes deu uma base bíblica para as coisas que tinham visto e ouvido (Lucas 24:27). Sua fé e pregação deveriam basear-se nas Escrituras, não apenas em suas próprias experiências pessoais - não importa quão profundas ou comoventes essas experiências possam ter sido.

O benefício da Palavra segura de Deus é que ela transforma o simples em sábio (Salmo 19:7). Ela pega pessoas sem discernimento, ignorantes e crédulas e ensina-lhes a verdade profunda de Deus que podem aplicar em suas vidas. Quando o fazem, tornam-se hábeis na arte de viver piedosamente.

Essa foi a alegria do salmista quando escreveu: "O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos" (Salmo 119:98-100).

Aplicando esse princípio aos crentes do Novo Testamento, Paulo orou para que nós fôssemos "cheios do pleno conhecimento da sua vontade [de Deus] em toda a sabedoria e entendimento espiritual" (Colossenses 1:9). Quando isso ocorre, somos capacitados a andar de maneira digna do Senhor e agradá-Lo em todos os aspectos (v. 10). Esse é o resultado da sabedoria divina e a chave para a vida santa.

Ore para que a sabedoria de Deus aumente e seja abundante em sua vida hoje e todos os dias.

Leia Lucas 24: 13-35, observando como Jesus ministrou a Palavra aos discípulos na Estrada de Emaús.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem