Nobres Como os Bereanos
"Ora, estes [Os bereanos] eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17:11).

Deus honra o discernimento espiritual.

Em sua segunda viagem missionária, Paulo, acompanhado por Silas, pregou o evangelho de Jesus Cristo na cidade de Tessalônica. Eles não estiveram lá antes de o evangelho se enraizar e muitos se afastaram de sua idolatria para servir ao Deus verdadeiro e vivo (1 Tessalonicenses 1:9).

Em 1 Tessalonicenses 2:13 Paulo diz: "Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes". A resposta aberta à Palavra de Deus fez deles um exemplo para todos os crentes naquela área (1 Tessalonicenses 1:7).

Mas, por mais exemplares que fossem os tessalonicenses, seus irmãos de fé em Beréia eram ainda mais. Deus os chamou de "nobres" (Atos 17:11). Eles estavam ansiosos para ouvir o que Paulo e Silas tinham a dizer, mas testaram contra a revelação anterior de Deus no Antigo Testamento antes de recebê-la como uma mensagem de Deus. Eles aprenderam a examinar tudo cuidadosamente e aferrar-se à verdade (1 Tessalonicenses 5:21).

A igreja hoje, no entanto, tem uma terrível falta desse tipo de discernimento. Muitos crentes são enganados por novos ensinamentos e heresias. Eles são "inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro" (Efésios 4:14). Precisamos desesperadamente de uma nova geração de bereanos que elevem a bandeira da sã doutrina e nunca a comprometam.

Com esse objetivo em mente, nossos estudos deste mês enfocarão o caráter e os benefícios da Palavra de Deus. Você aprenderá que é a fonte do crescimento espiritual, serviço espiritual, bênção, vitória, verdade e conhecimento. Você verá sua infalibilidade, inerrância, autoridade, inspiração e suficiência.

Eu oro para que até o final deste mês, o seu compromisso de aprender e aplicar a verdade bíblica seja mais forte do que nunca, e você será, de fato, um Bereano moderno de mente nobre.

Peça a Deus que lhe dê um amor maior por Sua maravilhosa palavra.

Leia Atos 17:1-15.

Porque Paulo e seus companheiros deixaram Tessalônica e Beréia?

O que as experiências de Paulo lhe dizem sobre o que você poderia esperar ao compartilhar Cristo com os outros?