Nobres Como os Bereanos
"Ora, estes [Os bereanos] eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17:11).

Deus honra o discernimento espiritual.

Em sua segunda viagem missionária, Paulo, acompanhado por Silas, pregou o evangelho de Jesus Cristo na cidade de Tessalônica. Eles não estiveram lá antes de o evangelho se enraizar e muitos se afastaram de sua idolatria para servir ao Deus verdadeiro e vivo (1 Tessalonicenses 1:9).

Em 1 Tessalonicenses 2:13 Paulo diz: "Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes". A resposta aberta à Palavra de Deus fez deles um exemplo para todos os crentes naquela área (1 Tessalonicenses 1:7).

Mas, por mais exemplares que fossem os tessalonicenses, seus irmãos de fé em Beréia eram ainda mais. Deus os chamou de "nobres" (Atos 17:11). Eles estavam ansiosos para ouvir o que Paulo e Silas tinham a dizer, mas testaram contra a revelação anterior de Deus no Antigo Testamento antes de recebê-la como uma mensagem de Deus. Eles aprenderam a examinar tudo cuidadosamente e aferrar-se à verdade (1 Tessalonicenses 5:21).

A igreja hoje, no entanto, tem uma terrível falta desse tipo de discernimento. Muitos crentes são enganados por novos ensinamentos e heresias. Eles são "inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro" (Efésios 4:14). Precisamos desesperadamente de uma nova geração de bereanos que elevem a bandeira da sã doutrina e nunca a comprometam.

Com esse objetivo em mente, nossos estudos deste mês enfocarão o caráter e os benefícios da Palavra de Deus. Você aprenderá que é a fonte do crescimento espiritual, serviço espiritual, bênção, vitória, verdade e conhecimento. Você verá sua infalibilidade, inerrância, autoridade, inspiração e suficiência.

Eu oro para que até o final deste mês, o seu compromisso de aprender e aplicar a verdade bíblica seja mais forte do que nunca, e você será, de fato, um Bereano moderno de mente nobre.

Peça a Deus que lhe dê um amor maior por Sua maravilhosa palavra.

Leia Atos 17:1-15.

Porque Paulo e seus companheiros deixaram Tessalônica e Beréia?

O que as experiências de Paulo lhe dizem sobre o que você poderia esperar ao compartilhar Cristo com os outros?

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem