Vivenciando a Vitória Espiritual
"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.... Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti" (Salmo 119:9, 11).

A Escritura é a fonte da vitória espiritual.

Muitos cristãos lutam contra a derrota espiritual ou com os pecados recorrentes porque não aprenderam a aplicar princípios bíblicos a situações específicas. Talvez eles não conheçam a vontade de Deus porque não amadureceram na Palavra. Ou talvez eles saibam o que Ele espera deles, mas desconsiderem Seu conselho. Em ambos os casos, o resultado é o mesmo.

O próprio Jesus repeliu os ataques de Satanás citando partes específicas das Escrituras que se aplicavam a tentações específicas (Mateus 4:1-11). Ele conhecia a Palavra, cria e se recusava a comprometer seus princípios. Ao fazer isso, Ele estabeleceu um padrão para nós seguirmos.

Usando a linguagem metafórica, o apóstolo João enfatizou a prioridade da Palavra quando descreveu três níveis de maturidade espiritual: filhos, jovens e pais. Em 1 João 2:13 ele diz: "Eu vos escrevi, filhos, porque conheceis o Pai". Os filhos espirituais ainda não estão maduros em sua fé, mas sabem quem é o Pai Celestial. Eles sabem que pertencem a Deus.

João continua: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno" (v. 14). Os jovens espirituais são saudáveis, vibrantes e ativos porque a Palavra habita neles - ela encontrou um lar em seus corações. Eles são vitoriosos sobre o maligno porque sua doutrina é sólida e eles cultivaram sabedoria espiritual e discernimento (Filipenses 1:9). Eles reconhecem as mentiras de Satanás e as rejeitam.

Primeiro João 2:14 diz: "Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio ". Pais espirituais têm um relacionamento profundo e maduro com Deus que vem do tempo prolongado na oração e na Palavra.

Qual desses termos melhor descreve você: criança espiritual, jovem ou pai? Que coisas específicas você pode fazer hoje para avançar para uma vida cristã mais madura e vitoriosa?

Peça a Deus para ajudá-lo a amá-lo mais profundamente e conhecer sua Palavra mais completamente. Aí está a chave para a vitória espiritual.

Memorize Salmos 119:11. Recite-o frequentemente como um lembrete da prioridade de esconder a Palavra de Deus em seu coração.