Satanás Tem Acesso a Nossas Mentes?

Satanás ou seus demônios têm acesso às nossas mentes? Satanás ou os demônios podem conhecer nossos pensamentos?

A Onisciência de Deus

Sabemos que Deus é onipotente (todo poderoso) e onipresente (presente em todos os lugares); mas Ele também é onisciente, o que significa que Deus é conhece tudo. Deus nunca aprendeu nada em algum momento porque sabe tudo o que há para saber. Isso inclui o futuro, que ainda nem chegou.

O autor de Hebreus escreve: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (Hebreus 4:13). Em outras palavras, Deus pode saber o que estamos pensando e até mesmo ver nossas intenções, pensamentos e motivos que estão escondidos dos outros. Nada é escondido de Deus.
Satanás é um ser criado; portanto, Ele não pode ser onisciente e onipresente, ou presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Satanás é muito parecido com o que somos; ele só pode estar em um lugar de cada vez.

Quando as pessoas dizem que Satanás as está atacando e elas estão em lugares diferentes na Terra e esses ataques acontecem ao mesmo tempo, provavelmente não é Satanás, mas provavelmente seus demônios que são responsáveis ​​pelos ataques espirituais.

Além disso, acho que Satanás está mais preocupado em influenciar os líderes mundiais ou atacar aqueles que têm os ministérios mais poderosos e eficazes do que um simples cristão como você ou eu. Ele não perderia seu tempo com alguém como eu porque provavelmente ele vai atrás de peixes maiores para fritar.
Satanás Tem Acesso a Nossas Mentes?

O diabo de Deus

Martinho Lutero disse uma vez que o diabo é o diabo de Deus, o que significa que ele não pode fazer mais do que Deus soberanamente permite. Satanás tem certas liberdades, mas Deus tem uma coleira sobre ele, assim como Deus limitou o que Satanás poderia fazer a Jó.

Satanás uma vez foi a Deus e perguntou-lhe: “Porventura Jó teme a Deus debalde? Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!” (Jó 1:9-11), ao que Deus respondeu: “Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor” (Jó 1:12). O mandamento de Deus para Satanás era “não estendas a tua mão” contra Jó, o que significa que podes afligir Jó, mas não podes tirar a vida dele. Isso mostra que Satanás não pode fazer mais do que Deus permite.

Satanás Tem Poder de Ler as Mentes?

Não há evidência na Bíblia de que Satanás possa ler nossos pensamentos, mas ele pode ter acesso a nossas mentes. Ele pode influenciar nossos pensamentos e pode nos influenciar a fazer coisas que sabemos estarem erradas; e para aqueles que não são salvos, Satanás pode até possuir uma pessoa (como os demônios).

Por exemplo, Judas estava planejando trair Jesus; e na noite de sua traição, diz: “Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze” (Lucas 22:3). Durante a ceia da Páscoa antes da traição de Jesus, foi “Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse” (João 13:2). Então, “logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa" (João 13:27). Satanás leu a mente de Judas? Ele não precisava porque ele tinha visto como Judas queria trair Jesus.

Satanás pode ver o que estamos fazendo e ouvir o que estamos dizendo, então ele não precisa ler nossas mentes; mas ele tem acesso fácil àqueles que não foram salvos. O apóstolo Paulo escreveu: “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:1-3). Isso mostra que os não salvos estão “seguindo o curso deste mundo” sob a influência do “príncipe das potestades do ar”, que é claramente Satanás. Mas isso não significa que ele possa conquistar as mentes dos cristãos e possuí-los.

Os perdidos estão sob sua influência; e mesmo que os crentes possam ser influenciados por Satanás ou seus demônios, isso não significa que somos vítimas indefesas, pois podemos usar a armadura de Deus (Efésios 6:11-18).

Deus Conhece Nossos Pensamentos

A Bíblia é clara que somente Deus pode saber o que estamos pensando porque Ele sabe tudo. Satanás não. Ele pode conhecer melhor a Bíblia do que nós, e isso pode causar-lhe tristeza porque sabe que seu destino está selado, como o apóstolo João escreveu que “e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 20:10). Mas Satanás não sabe tudo o que há para saber, pois só Deus é onisciente (conhece tudo).

O Espírito Santo tem acesso às nossas mentes, mas também os demônios. No entanto, isso não lhes dá controle sobre nós como antes de sermos salvos (Efésios 2:1-3). Quando Ananias e Safira tentaram enganar os discípulos, achando que eles haviam dado todo o dinheiro vendido de alguma terra para a igreja, eles na verdade tinham guardado um pouco para si mesmos. Então, “disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?” (Atos 5:3). Satanás teve acesso às mentes de Ananias e Safira, mas não conseguiu possuí-las.

Como Podemos Proteger Nossos Pensamentos?

A resposta é bem simples: submetendo-nos a Deus. O diabo tem poder para manipular quem vive na pratica do pecado mas, quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ficamos livres, já não somos mais escravos! Já não pertencemos a satanás, por isso podemos resistir à sua influência.

A Bíblia nos mostra alguns exemplos de pessoas que deixaram o diabo entrar em seus corações (Lucas 22:3-4; Atos dos Apóstolos 5:3-4). Eles abriram as portas e o diabo entrou. Mas nós devemos dizer “não” ao diabo.

Precisamos nos submeter a Deus e resistir ao diabo (Tiago 4:7). Isso significa que, quando temos pensamentos ruins, devemos rejeitá-los e escolher crer na verdade de Deus. Quanto mais centramos nossos pensamentos em Deus, menos espaço haverá para a influência do diabo (Colossenses 3:2).

Conclusão

Satanás e seus demônios podem ter acesso às nossas mentes, mas o apóstolo João nos lembra quem realmente está no comando, pois escreveu: “Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4); e aquele que está no mundo é obviamente Satanás. Ele não tem mais poder sobre você, eu ou o mundo do que Deus permite.
Satanás Tem Acesso a Nossas Mentes? Satanás Tem Acesso a Nossas Mentes? Reviewed by Aldenir Araújo on 3/23/2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.