A glutonaria (gula) é o pecado da indulgência excessiva e da cobiça excessiva por comida. Na Bíblia, a glutonaria está intimamente ligada aos pecados de embriaguez, idolatria, generosidade, rebelião, desobediência, preguiça e desperdício (Deuteronômio 21:20).

A Bíblia condena a glutonaria como um pecado e coloca-a diretamente no campo da “luxúria da carne” (1 João 2:15-17).

Verso-chave da Bíblia
"19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:19-20)

Definição Bíblica da Glutonaria

O Que a Bíblia Diz Sobre a Glutonaria?

Uma definição bíblica de glutonaria é o habitual de ceder a um apetite voraz ao abusar de comer e beber. A glutonaria inclui um desejo excessivo pelo prazer que a comida e a bebida dão a uma pessoa.

Deus nos deu comida, bebida e outras coisas agradáveis ​​para desfrutar (Gênesis 1:29; Eclesiastes 9:7; 1 Timóteo 4:4-5), mas a Bíblia pede moderação em tudo. A autoindulgência desenfreada em qualquer área levará a um enredamento mais profundo no pecado porque representa uma rejeição do autocontrole e desobediência piedosa à vontade de Deus.

Provérbios 25:28 diz: “Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”. Esta passagem implica que uma pessoa que não põe restrições às suas paixões e desejos acaba sem defesa quando as tentações vêm. Tendo perdido o autocontrole, ele corre o risco de ser levado para mais pecado e destruição.

Glutonaria na Bíblia é uma forma de idolatria. Quando o desejo por comida e bebida se torna importante demais para nós, é um sinal de que se tornou um ídolo em nossas vidas. Qualquer forma de idolatria é uma ofensa grave a Deus.

Você pode ter certeza de que nenhuma pessoa imoral, impura ou gananciosa herdará o Reino de Cristo e de Deus. Porque uma pessoa gananciosa é um idólatra, adorando as coisas deste mundo. (Efésios 5:5).

Segundo a teologia católica romana, a glutonaria ou gula é um dos sete pecados capitais, o que significa um pecado que leva à condenação. Mas essa crença é baseada na tradição da Igreja que remonta aos tempos medievais e não é apoiada pelas Escrituras.

No entanto, a Bíblia fala de muitas consequências destrutivas da glutonaria (Provérbios 23:20-21; 28:7). Talvez o aspecto mais prejudicial da dependência excessiva nos alimentos seja o quanto isso prejudica a nossa saúde. A Bíblia nos chama para cuidar de nossos corpos e honrar a Deus com eles (1 Coríntios 6:19-20).

Os críticos de Jesus - os fariseus espiritualmente cegos e hipócritas - acusaram-no falsamente de glutonaria porque ele associava-se aos pecadores:
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras” (Mateus 11:19).
Jesus viveu como a maioria das pessoas em sua época. Ele comeu e bebeu normalmente e não era um asceta como João Batista. Por essa razão, ele foi acusado de comer e beber em excesso. Mas qualquer um que sinceramente observasse o comportamento do Senhor veria a sua justiça.

A Bíblia é extremamente positiva em relação à comida. No Antigo Testamento, várias festas são instituídas por Deus. O Senhor compara a conclusão da história a uma grande festa - a ceia das bodas do Cordeiro. A comida não é o problema quando se trata de glutonaria. O problema é quando permitimos que o desejo por comida se torne nosso mestre, então nos tornamos escravos do pecado:
“12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”. (Romanos 6:12-14)
A Bíblia ensina que os crentes devem ter apenas um mestre, o Senhor Jesus Cristo, e adorar somente a Ele. Um cristão sábio examinará cuidadosamente seu próprio coração e comportamento para determinar se ele ou ela tem um desejo doentio por comida.

Ao mesmo tempo, um crente não deve julgar os outros em relação à sua atitude em relação à comida (Romanos 14). O peso ou a aparência física de uma pessoa podem não ter nada a ver com o pecado da glutonaria. Nem todas as pessoas gordas são glutonas e nem todos os glutões são gordos. Nossa responsabilidade como crentes é examinar nossas próprias vidas e fazer nosso melhor para honrar e servir a Deus fielmente com nossos corpos.

Versículos da Bíblia Sobre a Glutonaria

Deuteronômio 21:20
“...e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão”.

Jó 15:27
“...porquanto cobriu o seu rosto com a sua gordura, e criou carne gorda nas ilhargas”

Provérbios 23:20–21
“Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem”.

Provérbios 25:16
“Se achaste mel, come somente o que te basta, para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar”.

Provérbios 28:7
“O que guarda a lei é filho sábio; mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai”.

Provérbios 23:1–2
“Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para aquele que está diante de ti; e põe uma faca à tua garganta, se fores homem de grande apetite”.

Eclesiastes 6:7
“Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo não se satisfaz o seu apetite”.

Ezequiel 16:49
“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado”.

Zacarias 7:4–6
“Então a palavra do Senhor dos exércitos veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso foi mesmo para mim que jejuastes? Ou quando comeis e quando bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis?”

Marcos 7:21–23
“Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem”.

Romanos 13:14
“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”

Filipenses 3:18–19
“porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas”.

Gálatas 5:19–21
“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”.

Tito 1:12–13
“Um dentre eles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, glutões preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os severamente, para que sejam são na fé”

Tiago 5:5
“Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate”.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem