A palavra anjo (grego Angelos) significa um mensageiro enviado por Deus ou pelo homem. Geralmente, é usado nas Escrituras para se referir aos anjos de Deus no céu, e às vezes são descritos como “espíritos”; mas, se necessário, eles podem assumir uma forma humana (Hebreus 1:13-14).

Ocasionalmente, a palavra anjos é usada para homens: “Quando os mensageiros (angelos) de João se retiraram, Jesus começou a dizer às multidões a respeito de João ... Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho”. Jesus também enviou mensageiros (angelos) adiante de si “em seu caminho aos samaritanos”. E Raabe, a prostituta, foi “justificada pelas obras, em que ela recebeu os mensageiros (angelos), e os enviou por outro caminho”. Eles eram, é claro, espiões dos israelitas (Lucas 7:24-27; 9:52; Malaquias 3:1; Tiago 2:25).

Os Anjos de Deus

Características da Personalidade

É impossível para os mortais entenderem completamente a natureza dos anjos celestes, que são imortais. Do próprio Deus Jesus disse que Ele é “Espírito”; mas o que isso significa, não podemos saber. Depois de sua ressurreição, o Jesus imortal foi capaz de aparecer e desaparecer por portas fechadas, mas ele ainda era capaz de comer! Portanto, podemos inferir que normalmente os anjos celestiais são “espíritos” desencarnados, tendo todas as características da personalidade, mas não precisando de um corpo de carne para manifestá-los a Deus e uns aos outros (João 4:24; Lucas 24:33– 43).

Quando enviados em uma missão por Deus, os anjos podem exercer um tremendo poder, como quando “dois anjos vieram a Sodoma à noite; e Ló os viu e se levantou para encontrá-los”. Ele os convidou para ficar com ele e fazer uma refeição. Mais tarde, eles atingiram com cegueira um grupo de homens depravados que queriam abusar deles. Então os anjos advertiram Ló, sua esposa e duas filhas a fugirem, porque iam destruir Sodoma e todas as cidades da planície (Gênesis 19:4–28).
Muitos presumem que a multidão celestial de anjos estava envolvida na criação original dos céus e da terra; mas, se examinarmos cuidadosamente as Escrituras, descobriremos alguns fatos surpreendentes sobre o começo da criação.

Observe o que Gênesis 1:2 diz sobre o estado da terra quando Deus começou a criação dele: “Era sem forma e vazia”. A Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento, feita quase três séculos antes de Cristo, dá uma interessante variação deste verso: “A terra era sem graça e sem mobília”. É possível que Deus mais tarde tenha criado Suas hostes angélicas em Sua imortal imagem, para que pudessem ajudar a fornecer à Terra tudo o que o homem necessitaria; daí a afirmação: "Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança". Que mortal poderia ser feito na forma ou imagem de Deus?

Querubim

Tragicamente para Adão e Eva, mas misericordiosamente para nós, eles pecaram e foram banidos do paraíso que havia sido provido para eles, e o Senhor Deus colocou, a leste do jardim, “os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida”. Esses querubins eram uma manifestação da glória do Senhor, e sua função angélica era a correção e salvação do homem, em favor de Deus (Gênesis 3:24; Ezequiel 2:6, 10, 18).

Representações dos querubins são frequentemente mencionadas no Antigo Testamento. Quando os artesãos faziam a Arca de madeira de acácia, revestida por dentro e por fora de ouro puro, eles foram instruídos a completá-la com um “propiciatório de ouro puro, e para formar nela dois querubins de ouro com suas asas estendidas e de frente um para o outro. em direção ao propiciatório. O propiciatório era de fato um lugar sagrado, pois nele o Senhor deveria “habitar”. Dentro da Arca era para ser mantido o "Testemunho" que o Senhor daria a Moisés. Mais tarde, tais semelhanças foram tecidas em cortinas, assim como foram esculpidas nas paredes e portas do Templo (Êxodo 25:20-21; 2 Crônicas 3:7, 14).

Os anjos parecem ter recebido graus diferentes, de acordo com a importância das tarefas atribuídas por Deus. Tanto quanto podemos julgar pelas Escrituras, Miguel era o principal príncipe de Deus, pois quando o Senhor Deus disse a Moisés: “Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado”, também lhe foi dito: “Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome” (Êxodo 23:20-21). Muitos séculos depois do Êxodo, Daniel o chamou de “um dos principais príncipes” de Deus, e também “Miguel, o grande príncipe, que defende os filhos do teu povo”. Assim, parece que Miguel foi escolhido por Deus para ser o seu enviado especial para lidar com quaisquer adversários ou oponentes (satanás) para o Seu propósito, e com aqueles caluniadores ou testemunhas falsas (demônios) contra Seus servos ou Seus filhos (Daniel 10:13, 21; 12:1).

Miguel foi mencionado em conexão com um incidente a respeito de Moisés: “Miguel, o arcanjo (posto mais alto), discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição (Grego: blasfêmia), mas disse: O Senhor te repreenda” (Judas 6). Qual foi essa disputa sobre o corpo de Moisés? Isso possivelmente sugere que havia líderes em Israel que desejavam que Moisés fosse enterrado cerimonialmente para que seu corpo permanecesse entre eles como um memorial. Mas, como sabemos, o Senhor decidiu o contrário. Como Enoque, que “andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou”, então Moisés foi sepultado em Moabe (Deuteronômio 34:5-6).

A última menção de Miguel ocorre em Apocalipse: “Houve guerra no céu (entre os governantes na terra), Miguel e seus anjos saíram para guerrear com o dragão e seus anjos (mensageiros)”. A identidade do dragão é mencionada: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele". Assim serão destruídos os poderes pecaminosos que trouxeram a morte para todos os mortais desde o Éden. É somente no final da era do Reino que isso finalmente acontecerá (Apocalipse 12:7–11; 1 Coríntios 15:24–28).

Gabriel

Na hierarquia (fileiras) dos anjos, há outro príncipe de Deus, Gabriel, que apareceu a Daniel para explicar uma visão que ele havia visto, e disse a ele: “Entenda, ó filho do homem; porque a visão pertence ao tempo do fim”. Gabriel também apareceu a Zacarias para lhe dizer que sua esposa estéril lhe daria um filho que seria chamado João (o batizador), que seria cheio do Espírito Santo, e que pregaria no espírito e poder de Elias” (Daniel 8:15–27; 9:20–27; Lucas 1:11–25). Seis meses depois, Gabriel apareceu à Maria para lhe dizer que ela seria a mãe do "Filho do Altíssimo". Assim, Miguel e Gabriel tiveram o privilégio de levar notícias maravilhosas à terra; mas o que dizer da vasta hoste de anjos sem nome (Lucas 1:26-38)?

Um anjo apareceu aos pastores para contar-lhes sobre o nascimento de Jesus quando, de repente, um vasto exército de anjos sem nomes encheu o céu e a terra de louvores: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade” (Lucas 2:8–14) Esses (os mesmos?) sem nomes ​​também estavam presentes com Jesus depois de sua tentação no deserto, quando vieram e ministraram a ele. E aqueles que se tornam como “criancinhas” não devem ser desprezados porque, disse Jesus, “os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus”. Assim, todo anjo tem a responsabilidade de cuidar de cada “criança” de Deus e Seu Filho (Mateus 4:11; 18:1-10).

“Espíritos Ministradores”

Como a hoste angélica se regozijou com o nascimento de Jesus, eles se regozijam com o renascimento, através da água e do espírito, de cada novo filho “adotado” de Deus: “Há alegria na presença dos anjos de Deus sobre um pecador que se arrepende. Jesus enfatizou isso quando disse: “Todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (Lucas 15:10; 12:8–9).

O Apocalipse de João revelou a honra altamente exaltada de cada crente através do sacrifício de Jesus, e João começou esta referência com um profundo tributo de louvor: “Aquele que nos amou e nos lavou de nossos pecados em seu próprio sangue, e fez nós, reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele seja glória e domínio para todo o sempre” (Apocalipse 1:5–6).

Nesta obra, trabalhamos não somente com nossos irmãos e irmãs, mas também com os anjos! Quando João caiu para adorar aos pés do anjo que revelara muito do que escreveria em sua Revelação, lhe foi dito: “Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” (Apocalipse 22:8–9).

Finalmente, todo sacrifício que podemos fazer por causa do Senhor Jesus; qualquer sofrimento, físico ou mental que possamos experimentar; os problemas que podemos ter que enfrentar; as mágoas que sentiremos não estão além de nossa força espiritual se mantivermos constantemente em nossas mentes que os anjos são de fato os “espíritos ministradores enviados para servir, por amor daqueles que herdarão a salvação” (Hebreus 1:14).

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem