Pergunta: Os animais têm alma e espírito como nós?

Resposta: A Palavra de Deus nos permite entender que os animais têm alma, mas não espírito. A alma é a sede das emoções e apetites, enquanto o espírito é a sede da inteligência. 1 Coríntios 2:11 declara,

"Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está?"

Em Jó 32:8 nos diz:

"Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido"

Agora, observe o Salmo 32:9,

"Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm ENTENDIMENTO (isto é, sem espírito), cuja boca precisa de cabresto e freio...."

Os animais agem sobre suas emoções e apetites por instinto. Após a morte, o corpo e a alma de um animal deixam de existir. Com isso, não quero dizer que os animais não tenham valor e não devemos considerá-los. Pelo contrário, como essa vida é tudo que um animal tem, Deus quer que sejamos gentis com os animais. Provérbios 12:10 nos diz: "O justo olha pela vida dos seus animais...”

Os Animais Têm Espírito e Alma?

Deus queria que a humanidade vivesse eternamente para que pudesse ter comunhão com os seres pensantes. O pecado do homem tornou isso impossível, separando-nos de Deus. Portanto, Jesus Cristo veio a esta Terra, morreu na cruz e ressuscitou para pagar por nossos pecados. A morte de um animal é o fim para ele. A morte de uma pessoa é apenas o começo de sua vida eterna, no céu ou no inferno.
"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a VIDA ETERNA e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida" João 5:24
Em nenhum lugar a Palavra de Deus indica que os animais foram criados à imagem de Deus. Como Philip Hughes comentou:

Somente do homem é dito que Deus o criou à sua imagem. É nesta carta de sua constituição que a singularidade do homem é afirmada especificamente como uma criatura radicalmente distinta de todas as outras criaturas. A esse respeito, é definida uma linha que liga o homem direta e responsavelmente a Deus de uma maneira que é desconhecida por qualquer outra criatura. Nada é mais básico do que o reconhecimento de que ser constituído à imagem de Deus é da própria essência e absolutamente central para a humanidade do homem. É a chave que desbloqueia o significado de sua autêntica humanidade.

Mas os animais têm almas? Pode-se dizer que os animais têm almas - se a palavra "alma" for usada como a Bíblia a emprega na discussão de membros do reino animal (isto é, para descrever apenas a força da vida física encontrada em todas as criaturas vivas).

Mas se a palavra "alma" é usada para se referir a uma alma imortal que um dia habitará o céu ou o inferno, então não, não se pode dizer que os animais possuam uma alma. Esta é a única conclusão que pode ser tirada, respeitando as instruções sobre o assunto encontradas na Palavra de Deus.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem